Publicidade

Inclusão é atitude!

mat mat imagemEsse é o tema da campanha, que visa levantar recursos para o pequeno Matias Laranjeira Cartaxo, 04 anos, dar continuidade a um tratamento intensivo de fisioterapia CME (Cuevas Medek Exercise) em Santo André (SP), na próxima semana, e em Santiago, no Chile, em março. Matias nasceu com paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso, fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognósticos clínicos sobre a possibilidade de andar e falar.

A ida a São Paulo e ao Chile faz parte de uma soma de esforços que seus pais fazem para que Matias se desenvolva e ganhe a tão sonhada “independência”. Em sua rotina semanal, além de cursar aulas no colégio Apoio, Matias faz sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, natação e equoterapia.

“Não há métodos milagrosos nesse processo e sim um conjunto de estímulos diferentes que podem potencializar os movimentos e a cognição de Matias. O CME é mais um tratamento que tem trazido boas possibilidades de ganho motor pra nosso filho”, ressalta o pai de Matias, o empresário Marcelo Cartaxo.

Para a mãe de Matias, a arquiteta Paula Guerra, outro fator importante da campanha é a possibilidade de poder divulgar a causa da inclusão social. “Hoje se fala muito em inclusão de deficientes físicos, mas pouco de concreto existe. O preconceito e a falta de uma cidade com estrutura adequada para o ir e vir dos deficientes é um problema que precisa ser olhado com mais seriedade pelas autoridades”, comenta Paula.

CAMPANHA – A campanha consiste na venda de camisas com o personagem “Mat Mat”, como assim é chamado Matias pelos coleguinhas da escola. A camisa custa R$ 30,00 e pode ser adquirida na loja Mentor, no Shopping Parnamirim. Todo dinheiro arrecadado com a venda das camisas será para custear parte das passagens, hospedagens e o tratamento.

TRATAMENTO – O CME é um método de fisioterapia intensiva ainda pouco difundido no Brasil. Criado em 1972 pelo chileno Ramom Cuevas, o Cuevas Medek Exercise consiste, entre outras coisas, em provocar o cérebro da criança para produzir respostas posturais automáticas e controle motor funcional. Os principais exercícios expõem os segmentos corporais das crianças à influência da força da gravidade.

O intensivo de CME consiste em duas sessões diárias de exercícios, por uma ou duas semanas. São feitas atividades de acordo com as possibilidades de ganho motor da criança e depois é estabelecido um programa de exercícios para se fazer em casa, nas oito semanas seguintes, com o objetivo de atingir cerca de três objetivos propostos.

BLOG DE MATIAS

www.matiaspresentededeus.blogspot.com

Loja Mentor (Shopping Parnamirim) – F: 3267.3511

(aberta de segunda a sábado, das 9h às 19h)

www.mentorsurfing.com.br

Marcelo Cartaxo – 9323.5703 / 3267.3511

Paula Guerra – 9605.8192 / 3269.1793

http://www.fisioclinicaabc.com.br

CUEVAS MEDEK EXERCISE – http://www.cuevasmedek.com/

 

Comentários

Deixe seu Comentário

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escreva seu comentário.

* Algumas tags html serão permitidas

Informe seu nome.

Posts Relacionados