Publicidade

Animação ensina sobre agroecologia e alimentação para crianças!

Captura de Tela 2016-04-23 às 09.50.46

Não sei como é na casa de vocês, mas aqui o lance de alimentação parece uma montanha russa: ora estão super solícitos para experimentar, ora é um protesto geral! Conheci a ONG Sabiá atrav;es de um amigo jornalista, que me mostrou esse vídeo. Uma animação infantil que explica muito mais do que é agroecologia. Comida que Alimenta foi lançado pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, ONG pernambucana, e em cinco minutos dá uma bela noção para as crianças sobre alimentação.
Quando a gente tem filhos acaba tentando se reeducar quando sente o quanto é ruim viver na correria e na preguiça da comida industrializada (de vez em quando é difícil deixar de recorrer). O vídeo mostra uma conversa entre uma menina, sua mãe, e um agricultor sobre o quanto é melhor comer produtos agroecológicos.
Mas o que é mesmo agroecologia? Como o nome diz, é a soma das palavras agricultura e ecologia. Quem trabalha nessa perspectiva, acredita que uma floresta, imitando o que faziam os índios e outros povos ancestrais, pode sim ser muito produtiva. Ou que pelo menos podemos tentar fazer agricultura sem o uso de agrotóxicos e outros insumos químicos perigosos.
Vale a pena conhecer essa instituição (www.centrosabia.org.br) e mostrar às crianças o desenho animado.
O Sabiá é uma ONG que tem 22 anos e já implantou mais de 1.000 sistemas agroflorestais (SAFs) em todo o Estado. Além do SAF, eles trabalham também na recuperação de nascentes e áreas de proteção permanente (APPs), implantação de tecnologias alternativas como as cisternas, no acompanhamento das feiras agroecológicas, na educação contextualizada e para uma melhor convivência da população do Agreste e Sertão com o semiárido.
Então, vamos logo assistir o vídeo kkkk

 

Roteiro: Centro Sabiá
Direção e Animação 2D: Ianah Maia
Direção de Arte: Ianah Maia e Débora Cabral
Trilha Sonora: Filipe Barros e Rogério Samico
Desenho de Som e Mixagem: Rogério Samico
Vozes: Ianah Maia e Rogério Samico.

Comentários

18 Comentários em “Animação ensina sobre agroecologia e alimentação para crianças!

  1. Parabéns pela iniciativa! Realmente precisamos conscientizar as pessoas a consumirem produtos saudáveis, e despertarem para a prática sustentável. Amei o vídeo. Seria ótimo se todas as crianças tivessem acesso à este vídeo.

    1. Não é assim Sibeli, tem muitos agricultores e agricultoras honestos. Não se influencie por uma reportagem tendenciosa da TV Globo. Ainda existe muita gente seria no Brasil.

      eduardo amorim

  2. Excelente trabalho! Existe a possibilidade de termos acess ao texto? Gostaria de usÁ-lo em uma atividade entedimento de texto e vocÁculario! Obrigada !

  3. Vivo uma tortura diária,tenho uma chácara que TENTei produzir produtos orgânico,s o que a usina tem prantiu de Gana perto da minha chácara ,então quando eles pulveriza meneno na cana ,acaba indo para o meu sítio e para o rio que corta minha chácara …

  4. Vivo uma tortura diária,tenho uma chácara que TENTei produzir produtos orgânico,s o que a usina tem prantiu de Gana perto da minha chácara ,então quando eles pulveriza meneno na cana ,acaba indo para o meu sítio e para o rio que corta minha chácara …

  5. Excelente trabalho. UtilizEi para ilustrar uma atividade escolar de Meu fiLho. Ele gostou da parte que faLa da agricultura familIar. No entanto e infelIZmente, os orgânicos Ainda sao poUco acessíveis por conta de preco e da dificuldade de encontrar. Especialmente, os de producao familIar. Onde moro a oferta é muito restrita e acabaMos comprando nas grandes redes, que oferecem produtos caros, de pouca qualidade e Que Chego ter duvidas de serem Mesmo De origem organica.

Deixe seu Comentário

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escreva seu comentário.

* Algumas tags html serão permitidas

Informe seu nome.

Posts Relacionados