Aperte "Enter" para enviar a busca

O que fazer nas férias com as crianças?

img-20161221-wa0003
É chegada a hora das tão sonhadas férias! Tempo para descansar, recarregar as baterias, para a diversão e para desfrutar ao lado da família e dos amigod… Na coluna desta semana, Catarina Burle, psicóloga clínica da Argos Psicomotricidade Relacional Integrada, traz ótimas dicas para curtir esse período da melhor maneira. Boa leitura e boas férias!

“Depois de um ano cheio de atividades e obrigações, é chegado o tempo das férias, momento de descanso tão esperado pelas crianças. Mas durante este período, muitos pais/responsáveis ainda permanecem nas suas atividades de trabalho (sejam elas fora ou dentro de casa) e passam a se perguntar: o que fazer durante estes dois meses com as crianças em casa?
Uma boa opção é fazer uma programação de férias. É interessante que todos se juntem e opinem sobre o que desejam fazer e do que é possível de realizar, e a partir daí criar uma lista de possibilidades e dos programas para cada dia. Planejar as atividades desde o começo do mês facilita na organização das mesmas no decorrer dos dias e, desta forma, as crianças estarão sempre entretidas e não ficarão “no tédio”. Lembre-se de deixá-las participar ativamente desta programação, afinal as férias são delas.
img-20161221-wa0004
Sugiro que para aqueles dias em que não é possível estar com as crianças, deixe sugestões do que fazer. Que tal produzir os próprios brinquedos através da reciclagem? É um momento de diversão, sustentável e que estimula a criatividade. Deixe-os colocar “a mão na massa”, experimentando, se sujando, produzindo e criando. Com certeza será um momento de muita diversão. Pode-se fazer também o dia do personagem, em que cada um pode ser o personagem que quiser, criando uma história para ele e vivendo-a durante este dia. Dia de sessão de cinema com os amigos, dia de cozinhar também garantem bons momentos de diversão. O importante é ser criativo.
Nos finais de semana, programações ao ar livre e com toda a família são uma boa opção, assim como idas à praia, museus e parques em dias de sol. Resgatar brincadeiras coletivas com os amigos do prédio, da rua, primos etc.. Pega-pega, barra-bandeira, queimado.. Estas brincadeiras, além de divertidas, estimulam também a socialização.
Não se esqueça de que a família também tem que ter o(s) seu(s) dia(s) junto, seja ficando em casa, numa ida ao cinema ou até mesmo naquele almoço de domingo na casa da vovó. Divirtam-se juntos!
Mas atenção, quando estiver planejando as férias das crianças, não preencha toda a semana com atividades, afinal sair da rotina e “fazer nada” também é prazeroso.”

img-20161221-wa0028
Catarina Burle é psicóloga clínica da Argos Psicomotricidade Relacional Integrada.

FB_IMG_1471455864254

Argos Psicomotricidade Relacional Integrada
Rua Davino Pintual, 106, Torre, Recife
Rua Francisco da Cunha, 995, Noa Viagem, Recife
Fone: 32267437

Deixe seu comentário

(*) Todos os campos são obrigatórios