Aperte "Enter" para enviar a busca

Pais Presentes no Dia dos Pais e em todos os outros!!!

Eles merecem todas as homenagens. Ser Pai é tão fundamental na vida de um filho que o Ser Mãe. Não é um comparativo. Cada um tem seu papel, sua importância, e podem, sim, dividir as mesmas funções no dia-a-dia. E muuuuitos deles querem, sim, isso. A gente faz nossa homenagem aqui trazendo dois presentes bem adequados para marcar este domingo:

Img-Post-642

– Você conhece o Instituto PAPAI?  É uma ONG que atua com base em princípios feministas e defende a ideia de que uma sociedade justa é aquela em que homens e mulheres têm os mesmos direitos. Assim, consideramos fundamental o envolvimento dos homens nas questões relativas à sexualidade e à reprodução e uma ressignificação simbólica profunda sobre o masculino e as masculinidades em nossas práticas cotidianas, institucionais e culturais mais amplas.

BLOG-DA-MARIA_Aniversário-do-Meu-Pai_Do-Seu-Pai

– Já leu o blog doseupai.com ? – Pedrinho Fonseca é um publicitário, pai de João, Irene e Teresa, que em 29 de janeiro de 2013 decidiu escrever um livro de histórias infantis. Um blog de pai para filhos. “Com todo o amor que tenho dentro e fora de mim”, introduz ele num universo que encanta.

O Corujices é fã de Pedrinho porque em seus textos, lindos, ele trata de temas tão importantes como parto natural, herança de valores, o brincar, e coloca um envolvimento em família que contagia. E o Instituto traz campanhas como:

Pai-não-é-visita-campanha

Pai Não é Visita! – De acordo com a Lei Federal N° 11.108, o SUS é obrigado a permitir a presença de um acompanhante, junto à mulher, durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato. O acompanhante deve ser indicado pela mulher. Contudo, há muita resistência das instituições de saúde e dos profissionais em fazer cumprir esta lei.  A resistência é ainda maior no caso do acompanhante ser o pai. Neste sentido, a partir do slogan PAI NÃO É VISITA!, a campanha tem o objetivo de promover discussões críticas sobre o constante descumprimento desta lei. A iniciativa visa, portanto, exigir dos Governos Municipal, Estadual e Federal o compromisso de gerar condições estruturais nas maternidades para que o direito ao acompanhante seja respeitado.

CARTAZ_individual

Dá Licença, eu Sou Pai! – No Brasil, todo pai, inclusive adotivo, tem direito a licença paternidade, sem prejuízo em seu salário. Mas, essa licença é de apenas 5 dias. Muito pouco para acompanhar os primeiros passos de um filho. E se o pai for solteiro? Se forem dois pais? É pelo direito de cuidar dos filhos que  se busca a ampliação da licença paternidade. Neste sentido, a partir do slogan Dá licença, eu sou pai!, a campanha tem o objetivo de promover a ampliação da licença paternidade com equiparidade entre licença maternidade e licença paternidade. Ou seja, que seja garantida a igualdade de direitos entre homens e mulheres, no campo reprodutivo; e que a criança tenha também garantido seu direito à proteção, conforme preconiza o ECA. A iniciativa visa, portanto, promover um amplo debate na sociedade, com vistas à elaboração de uma lei de licença parental, a ser apresentado ao Congresso Nacional, a partir de uma moção cidadã.

broche
Paternidade: Desejo, Direito e Compromisso – A Campanha busca envolver os homens em questões relacionadas ao cuidado e a paternidade, no contexto da saúde e dos direitos reprodutivos. A cada ano ela traz um tema que busca promover uma reflexão sobre a paternidade enquanto: Um direito: da criança, da mulher e do próprio pai; Uma ação que está inserida no campo do desejo, ou seja, é possível ser feliz não sendo pai, mas a paternidade também traz benefícios para o homem e é preciso refletir muito sobre o real desejo de se ter um filho, antes de dar um passo adiante; Um compromisso: uma responsabilidade com o/a filho/a que envolve tanto recursos financeiros quanto afetivos. As ações da campanha acontecem em torno do dia dos pais, buscando estimular uma reflexão crítica sobre o cuidado infantil, valorizando a participação dos homens na educação e no cuidado dos/as filhos/as.

E a gente deseja: Feliz Dia dos Pais, todos os dias!

Deixe seu comentário

(*) Todos os campos são obrigatórios

Comentários

1 Commentário
  1. Oi pessoal,
    Eu sou coordenadora do Instituto Papai e fiquei muito feliz em ver esse post falando do nosso trabalho quando entrei aqui para buscar ideias para o aniversário do meu afilhado. Muito obrigada!
    beijo,mariana