Aperte "Enter" para enviar a busca
Carregando Eventos

Semana da Astronomia no Espaço Ciência

A Astronomia é o centro das atenções do Espaço Ciência e Observatório da Sé na próxima semana. De 11 a 15 de setembro, diferentes atividades e oficinas marcam a Semana da Astronomia que, este ano, tem como mote o conhecimento dos povos antigos e indígenas.
ASTRONOMIA INDÍGENA  Duas oficinas resgatam a observação dos astros para medir o tempo e prever fenômenos meteorológicos. Os visitantes poderão construir um relógio solar usando apenas papelão, caneta e cola. Com ele, poderão observar a posição da sombra projetada pelo sol e, a partir dela, descobrir a hora. Poderão também construir um Observatório Indígena com pedrinhas e papelão, para prever as estações sazonais e fenômenos como Solstícios e Equinócios. No Planetário, eles poderão observar a projeção de constelações indígenas e perceber que cada povo vê o céu de uma forma diferente. O que no Planetário é visto em forma de projeções, no Observatório da Sé poderá ser observado pelo telescópio. Durante a Semana, estarão visíveis constelações indígenas como as da Ema ou Avestruz Branca (Iandutim), dos Povos Tupinambá/Guarani, e da Anta do Norte, dos povos do Norte do Brasil.
OFICINAS  Outros aspectos da Astronomia serão abordados em diferentes oficinas. A Teoria da Gravitação Universal, por exemplo, poderá ser melhor compreendida a partir da construção de um modelo de poço gravitacional que simula a deformação da estrutura do espaço tempo a partir de um corpo denso. A atividade será realizada tanto no Espaço Ciência quanto no Observatório da Sé.
Outra opção é conhecer melhor as fases e movimentos da Lua, em demonstração realizada no Espaço Ciência. Ou, no Observatório da Sé, construir um espectroscópio caseiro, instrumento destinado a separar os componentes de um espectro óptico e que ajuda cientistas a descobrir a composição química dos planetas e estrelas.
O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e sábados e domingos, das 13:30 às 17h.
O Observatório da Sé está aberto de terça a domingo, de 16 às 20h. Entrada gratuita. Confira as datas de observação:
 
EFEMÉRIDES ASTRONÔMICAS DA SEMANA
 
11- Saturno localizado na constelação de Ophiuchus
12 – Mercúrio na sua maior elongação oeste
13 – Lua na fase quarto minguante às 03h26
14 – Passagem do satélite artificial Iridium na constelação do Cisne às 18h19
15 – Júpiter fica visível até às 18h55
16 – Mercúrio próximo de Marte
17- Melhor dia para observar a luz cinérea na Lua, antes do alvorecer às 06h05
 
  • Local: Espaço Ciência
    Complexo Salgadinho
    Olinda, PE Brasil
    + Google Map
  • Telefone: (81) 3241.3226
  • Início: 11 setembro
  • Final: 15 setembro

Deixe seu comentário

(*) Todos os campos são obrigatórios