Publicidade

Lançamento de Uma Andorinha Só: exposição e livro!

Uma felicidade só divulgar quem a gente admira!!! Luciano Pontes é daquelas pessoas que tudo que faz, provoca na gente encanto e alegria. Ele é diretor, figurinista, ilustrador, escritor, ator, é doutor da alegria, designer gráfico, contador de histórias … É um multiartista, generoso com o mundo!

O conhecido e tão falado ditado popular “uma andorinha só não faz verão” serviu de inspiração para Luciano Pontes para falar sobre o poder da natureza e da criação. O livro ilustrado tem 38 páginas, impresso em duas cores (preto e verde) sobre papel kraft, que lembra os tons e a textura da terra.

A história conta o surgimento repentino de uma árvore no meio de terra seca e vazia, que segue crescendo com ajuda da chuva, do sol e do vento. Quem será que plantou a árvore? Até então nada parece surpresa nem excepcional, mas escrito com frase curtas e com analogias, características de um livro ilustrado, Pontes constrói um texto poético e crítico alertando para as ações individuais e coletivas que podem modificar o planeta. Longe de ser um livro didático, a obra busca despertar para o poder da coletividade sem ser panfletário. “É sobre o criar que quero falar, o poder essencial da natureza que cria e se recria o tempo inteiro sem que todos percebam. ”

A oralidade, os ditados, contos populares e as brincadeiras contadas e cantadas de geração em geração inspiram o autor. Não é de hoje que ele busca na tradição oral o seu campo de investigação para livros e também espetáculos teatrais. “Procuro escrever para que caiba na vida de alguém. Devo as histórias contadas pela minha mãe antes de dormir a insaciável vontade de ler”.
Além da escrita, Pontes também assina as ilustrações e o projeto gráfico do livro. Graduou em Design Gráfico para cuidar do processo integral com o livro em projetos especiais de sua autoria. Em o livro Uma Andorinha Só se inspirou na sustentabilidade e no charme do papel Kraft, que muitas vezes embrulha e protege produtos, para imprimir poesia em letras e imagens. As ilustrações foram feitas em bico de pena, misturadas com ilustrações digitais. A gravura também inspirou no traço simples e preciso para as imagens. Esse é o terceiro livro ilustrado pelo autor, entre eles o livro “Belizbel” da editora Paulinas, “O Seu Rei Mandou” edições Meias Palavras.

Pensando em promover a leitura do livro com diversas linguagens, a Casa das Asas, espaço que promove ações lúdicas e criativas para crianças e suas famílias no bairro das graças, abre no dia 10 de junho de 2017 Uma andorinha Só – Exposição de Ilustração e sessão de autógrafos na Rua Dom Sebastião Leme, 81 – Graças – Recife, a partir das 15:00h com uma programação para crianças de todas idades. Para isso, na programação tem Intervenção Sonora de sanfona e clarinete com Lucas Braz e Ângelo Lima, mediação de leitura com livro feita Unidunitetê. Além da exposição de originais de ilustrações e estudos para a criação do livro. Pensada numa perspectiva do olhar da criança. A exposição continua para visitação pública até o dia 30/06/2017 de terça a sábado das 09h às 18h.

Autor de diversos livros infantis, Luciano Pontes, escreveu, entre eles “Ouvindo as conchas do mar”, “Uma história sem pé nem cabeça”, “O carrossel do tempo”, “Disse me disse”, “Belizbel” pela Editora Paulinas. E “Em briga de irmãos, quem dá opinião?” pela Editora FTD. “Deslembrar” pela Editora Lafonte. Além de “Seu Rei Mandou”, Edições Meias Palavras, fundada pelo autor para divulgar os contos que escreve para serem encenadas pela Cia Meias Palavras de Teatro. Além disso, ele atua no Programa Doutores da Alegria, em Recife, como Besteirologista em hospitais públicos do Recife atendidos pelo programa desde 2013 e é curador do Festival FILIG (festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns).

SERVIÇO DO EVENTO
Uma andorinha Só – exposição de ilustração e sessão de autógrafos

Dia: 10/06/2017
Horário: a partir das 15:00h
Local: Casa das Asas – Rua Dom Sebastião Leme, 81 – Graças – Recife/PE Fone: 3072 7763

PROGRAMAÇÃO

15H – abertura da exposição de ilustração
15H30 – Sessão de autógrafos
– Intervenção sonora com os músicos Lucas Braz Ângelo Lima
– Mediação de leitura com UNIDUNITETÊ

Visitação da exposição de ilustração
10 a 30 de Junho de 2017
Segunda a sábado das 09h às 18H
SERVIÇO DO LIVRO:

Livro: Uma Andorinha Só
Autor: Luciano Pontes
Ilustrações: Luciano Pontes
Editora: Comunique
Número de páginas: 38 págs.
Valor: R$ 35,00
Vendas e pedidos: https://comunique-editora.lojaintegrada.com.br/
Tel: (84) 3201 0501

Comentários

Deixe seu Comentário

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escreva seu comentário.

* Algumas tags html serão permitidas

Informe seu nome.

Posts Relacionados