Publicidade
Carregando Eventos

Lançamento Livro Vira Violeta 

Um livro lindo e importante para quem trabalha com crianças e pretende passar valores e conteúdos de feminismo, respeito ao gênero e igualdade e também para famílias que entendem que precisam ensinar as suas crianças, principalmente meninos, que as meninas também são parte deste mesmo mundo em que vivemos.

O livro “Vira-Vira, Violeta”, da escritora Socorro Lacerda, será lançado neste sábado (12), às 15h, na Livraria da Praça (Praça de Casa Forte, 454), com conversa mediada pela contadora de histórias Suzana Moraes. Com ilustrações em aquarela da artista gráfica Karla Gonçalves, a história se debruça sobre a Cidade dos Cravos, numa trama engajada, a partir da história das Violetas, proibidas de exercer a sua liberdade. “O livro aborda a temática de um direito humano, que é a igualdade”, diz a autora. “Isso está na história através de vários símbolos de proibições e tarefas extras que as violetas fazem e não são percebidas”.

Restrições impostas às mulheres no Oriente Médio como ser astronauta, jogar bola ou andar de bicicleta também estão na narrativa que aborda a jornada dupla de trabalho das Violetas na Cidade dos Cravos e estes só se dão conta no momento em que as Violetas entram em greve.

Atenção também aos nomes das personagens. “Violeta Borboleta é uma homenagem a Violeta Parra, chilena, que tem uma história incrível. Violeta Chiquinha também é em referência à nossa primeira mulher a ser maestrina e se relaciona ao tempo (ou falta dele) que a mulher tem para se dedicar às artes”, ressalta Socorro.

O livro não se restringe a crianças nem mesmo a militantes. “História infantil é algo que mexe com o coração criança da gente e eu procurei criar isso. As aquarelas da Karla (Gonçalves) são lindas e é uma ilustração transgressora, que transborda”, detalha Socorro.

A autora estreou na literatura em 2013, com “O Mistério do Sumiço do Velho Chico” (Editora Cortez). Seu novo livro custa R$ 35. No encontro, também haverá uma sessão de autógrafos. Informações: (81) 3019-0259

Na Livraria da Praça, neste sábado (12/08), às 15h.

Comentários

Deixe seu Comentário

* O seu endereço de e-mail não será publicado.

Escreva seu comentário.

* Algumas tags html serão permitidas

Informe seu nome.